clippings por mês

Maio 2017

nenhum clipping no mês

imprensa

lado a lado - willys de castro

22.03.2016

IAC Instituto de Arte Contemporânea
Apresenta
Lado a lado - Os objetos ativos de Willys de Castro

Abertura: 30 de março, 19h – até 25 de junho de 2016

Para comemorar os 90 anos de nascimento de Willys de Castro (Uberlândia MG 1926 - São Paulo SP 1988), o IAC, Instituto de Arte Contemporânea, responsável pelo arquivo documental do artista, convidou Gabriel-Perez Barreiro, curador da 6º Bienal do Mercosul, para realizar a exposição. Com “Lado a lado” (nome de um poema inédito de Willys), pela primeira vez apresenta-se uma antologia dos consagrados Objetos Ativos (1959-1962), em montagem especial para expandir e enfatizar a relação singular da obra com o espaço expositivo e o olhar do espectador.

De forma inédita também, “Lado a lado” reúne um número significativo de Objetos Ativos – 15 – já que o artista produziu apenas cerca de 30 durante a sua vida, os quais foram exibidos esparsamente. O espaço museográfico especialmente projetado possibilita um encontro íntimo e intenso com cada peça e reforça a experiência especial proporcionada por essas pequenas obras.

Segundo o curador, os Objetos Ativos representam um momento de síntese e concentração particular dentro da produção artística brasileira do século XX. “Em um contexto de discussão sobre o limite da obra de arte e suas possibilidades formais (Manifesto Neoconcreto e Teoria do Não-Objeto), os Objetos Ativos apresentam uma solução de extrema elegância e perfeição às questões fundamentais da percepção no espaço-tempo de uma obra de arte e do diálogo específico, por ela estabelecido, com o espaço físico e perceptivo”, destaca.

Ao lado dos Objetos Ativos, será apresentada uma seleção de textos e poemas de Willys de Castro (em sua maioria inéditos), que pertencem à coleção do IAC. “Este material amplia a discussão em torno das questões relacionadas à percepção óptica da arte e seus efeitos internos”, afirma Perez-Barreiro.

O IAC, além de preservar arquivos documentais, pesquisa, busca, organiza e disponibiliza quaisquer fontes de informação sobre os artistas relacionados em seu acervo e, através de uma interface online, permite que pesquisadores de qualquer parte do mundo acessem seu banco de dados. Promover ações educativas e intercâmbios culturais com museus e instituições com a mesma linguagem em outros países também estão entre os objetivos da instituição. Desde julho de 2011, o IAC funciona no primeiro andar do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, na Vila Mariana.






Exposição: Lado a Lado – Objetos Ativos de Willys de Castro
Abertura: 29 de março, às 19h
Até 25 de junho de 2016
De segunda a sexta das 10h às 18h; Sábado, das 10h às 16h. Fecha domingo

IAC – Instituto de Arte Contemporânea
Endereço: R. Dr. Álvaro Alvim, 90 - Vila Mariana, São Paulo
Fone: 11. 3255-2009

Informações à imprensa:
Pool de Comunicação
Marcy Junqueira marcy@pooldecomunicacao.com.br
Martim Pelisson martim@pooldecomunicacao.com.br
Fone: 11. 3032-1599

Destak

SP Birô

Divirta-se  (crédito: Estadão)

CRIAR+


My Art Guides

FMA

Guia Folha  (crédito: Folha de São Paulo)

Galeria Raquel Arnaud


Agenda  (crédito: InfoArtSP)


Compartilhe: facebook   twitter