sergio camargo

o lugar do método

O ateliê para Sergio Camargo era o espaço privilegiado de reflexão, o lugar de ensaio dos desdobramentos possíveis de sua pesquisa formal, o lugar do método.

Na década de 1950, durante as vindas ao Brasil, e a partir de 1954, quando se instalou no Rio de Janeiro, o artista ocupou um ateliê em Laranjeiras, dividindo-o durante um período, com os artistas Frans Krajcberg e Franz Weissmann.

Vivendo na França a partir de 1961, Camargo instalou seu ateliê em Malakoff, ao sul de Paris, numa antiga cocheira reformada. Desde 1964, as obras de mármore eram executadas próximas às carreiras de Carrara, em Massa, na Itália, junto ao ateliê de Alfredo Soldani.

De volta ao Brasil em 1973, Sergio encomendou ao arquiteto José Zanine Caldas a construção da casa e do ateliê em Jacarepaguá. O jardim foi elaborado pelo próprio artista.

Em 2002, foi organizado um espaço para abrigar obras e os objetos vindos de Jacarepaguá no Paço Imperial, no Rio de Janeiro. Na ocasião, o crítico Paulo Sergio Duarte escreveu: “Nesta exposição permanente do Paço Imperial, estamos diante de uma memória do ateliê de Sergio Camargo. Não há réplica do espaço, nem culto a um lugar de criação. Aliás, a réplica só seria possível com a presença da arquitetura de Zanine, nas duas construções – a casa e o ateliê – e a beleza do bem-cuidado jardim e seu lago. O que temos aqui é uma tentativa de se aproximar da atmosfera na qual se processava a materialização do pensamento do artista nos últimos dezessete anos de sua vida (1973-1990), e uma apresentação de seu método. Se, além do prazer do encontro com este ambiente, o visitante tirar lições dessa pesquisa artística tão íntegra quanto rigorosa, esta iniciativa terá alcançado seu objetivo.”

O espaço foi reorganizado em 2010 sob a curadoria de Ronaldo Brito.

Veja as galerias

1951 - 1960

Rio de Janeiro, RJ, Brasil

1961 - 1973

França

1964 - 1990

Itália

1974 - 1990

Rio de Janeiro, RJ, Brasil

2002 - 2011

Rio de Janeiro, RJ, Brasil