Hermelindo Fiaminghi

cronologia: 1959 - 2004



Em 1959, rompeu com Waldemar Cordeiro, fundador e mentor do Grupo Ruptura. Logo em seguida, a partir dos anos 1960, passa a nomear parte importante de sua produção com o uso adaptado do termo corluz. Nessa fase, utiliza retículas na forma de fotolitos e o offset por meio do sistema CMYK de cores no qual cada cor é impressa separadamente. Por outro lado, nessa mesma década, começa, também, a trabalhar com têmpera e, nela, da mesma forma, privilegia os estudos com a cor.
Em 1961 realiza sua primeira exposição individual, promovida esta na Galeria Aremas, em Campinas – SP e em 1964 na Associação de Artes Visuais Galeria Novas Tendências, em São Paulo - SP. Já em 1980, o Museu de Arte Moderna de São Paulo promove uma exposição individual do artista intitulada Fiaminghi: décadas 50/60/70 com a apresentação de diversos trabalhos produzidos durante essas três décadas. Sua última exposição individual em vida foi realizada em 2003, sob o título Hermelindo Fiaminghi na Coleção Sattamini, realizado no Museu de Arte Contemporânea de Niterói – RJ.
Durante esse período o artista também participou de diversas exposições coletivas, tais como a Primeira Exposição Coletiva de Artistas Brasileiros na Europa, em 1959, realizada em Leverkusen, Alemanha; Kunsthaus. Munique, Alemanha; Viena. Áustria e em 1960, em Hamburgo, Alemanha; Lisboa, Portugal; Madri, Espanha; Paris, França; Utrecht, Holanda. Em 1963, participa da exposição Galeria Novas Tendências: coletiva inaugural, realizada na Associação de Artes Visuais Novas Tendências, em São Paulo – SP.
Durante a década de 1970, participa das exposições II Panorama de Arte Atual Brasileira, em 1970, no Museu de Arte Moderna de São Paulo, em 1971 do III Salão Paulista de Arte Contemporânea, na Galeria Prestes Maia e em 1974 da exposição Prospectiva' 74, realizada no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo.
Em 1990 participa do IX Exposição Brasil-Japão de Arte Contemporânea, realizado em Atami, Japão. E em 2000 da mostra Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento: Arte Moderna, realizada na Fundação Bienal, em São Paulo – SP.